A fase de release candidate do WordPress 6.8 já começou, incluindo o Field Guide (Guia de campo), as traduções finais e uma alteração no ficheiro readme.html.
Remember that you can listen to this program from Pocket Casts, Spotify, and Apple Podcasts or subscribe to the feed directly.
Transcrição do programa
Olá, eu sou José Freitas e estás a ouvir o WPpodcast, que traz semanalmente as notícias da Comunidade WordPress.
Neste episódio, encontras as informações de 24 a 30 de março de 2025.
Esta foi uma semana marcada pelo WordPress 6.8. Entrou na fase de release candidate, o que significa que as 300 novas strings já estão disponíveis para tradução, além de já termos disponível o Guia de campo, que reúne toda a documentação oficial com as novidades desta versão.
Um dos destaques é a alteração no ficheiro readme.html, que passará a incluir um noindex e a correção do link para o cafelog, que desaparece.
No episódio passado abordamos muitas das novidades desta nova grande versão e agora sublinhamos apenas algumas das principais.
O editor de blocos registará amplos melhoramentos na performance, novas ferramentas para programadores e na interface.
Também a acessibilidade terá novidades relevantes, com foco na navegação, na clareza do markup e no suporte a leitores de ecrãs.
Na internacionalização, em concreto, no apoio às traduções, há atualizações que incluem novas funções, correções na consistência e melhorias no suporte a termos e palavras no plural, facilitando a criação de temas, plugins e interfaces que possam ser totalmente traduzíveis.
Há novas ferramentas para ajudar programadores a criar projetos com maior desempenho e velocidade, incluindo a integração de regras de carregamento especulativo.
Há ainda uma atualização nas melhores práticas de utilização da Interactivity API.
Foram ainda lançadas várias versões do BuddyPress, nas branches 14.3, 12.5 e 11.4, com o objetivo de corrigir duas vulnerabilidades de segurança, limitar notificações em massa apenas ao proprietário e melhorar mensagens de estado.
O WordCamp Lisboa 2025 continua em fase de preparação e os bilhetes estão disponíveis para o evento que decorre a 16 e 17 de Maio no ISCTE. Para breve está previsto o início da apresentação dos oradores e dos temas em palco no evento.
Nesta altura são já conhecidas as apresentações de dois oradores convidados:
- Ryan Welcher vai apresentar uma sessão e uma masterclass sobre Gutenberg Custom Blocks & Custom Fields no dia 17 de maio.
- Anne-Mieke Bovelett vai falar sobre as ineficiências escondidas nos fluxos de trabalho e vai partilhar estratégias para criar um negócio mais rentável e sustentável.
Por fim, este podcast é distribuído sob uma licença Creative Commons como versão derivada do podcast em espanhol; podes encontrar todos os links para mais informações, bem como o podcast noutras línguas, em WPpodcast.org.
Obrigado por ouvires, até ao próximo episódio.
Deixe um comentário