A batalha legal pelo controlo do WordPress continua e, desta vez, são as empresas de alojamento que estão a receber os avisos legais.
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Transcrição do programa
Olá, sou José Freitas e estás a ouvir o WPpodcast, com as notícias semanais da Comunidade WordPress.
Neste episódio, encontrará as informações de 27 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025.
A equipa de Comunidade anunciou que há um novo processo oficial de revisão de patrocinadores de eventos da comunidade.
Desde o final de novembro de 2024, foi implementado um processo “mais rigoroso” de seleção de patrocinadores. A liderança do projeto determinou o novo processo, que os Gestores de Programa da Comunidade ficaram responsáveis por administrar.
Este processo começou em novembro, quando o conflito entre a Automattic e a WP Engine estava no seu auge.
O novo processo aplica com rigor a marca registada do WordPress e a conformidade com o GPL. Isto significa, por exemplo, exigir que todos os patrocinadores deixassem de utilizar termos como “Alojamento WordPress” e evitassem o uso não autorizado do logótipo WordPress. As empresas que desejam patrocinar mas não estão em conformidade com as diretrizes de marca registada ou GPL, foram solicitadas a atualizar os seus websites, materiais, plugins e outros códigos para entrar em cumprimento.
Além disso, todos os patrocínios precisam de ser aprovados por Matt Mullenweg e Mary Hubbard, da liderança do projeto.
A Automattic está a utilizar a marca e o logótipo do WordPress para fins comerciais, exigindo que as empresas paguem uma taxa de utilização da marca, e agora isso afeta diretamente a Comunidade.
Como já era sabido, organizações como a Newfold estavam a pagar pelos direitos de utilização do Bluehost para ser um dos fornecedores externos de Alojamento WordPress fora da Automattic. Agora, está a fazer o mesmo com outras empresas, deixando claro, através da equipa da Comunidade, que se não estiver na lista oficial dos que usam o logótipo e a marca, não poderá patrocinar eventos.
Mais uma vez, a linha entre o WordPress de código aberto e o WordPress comercial da Automattic está a estreitar-se. Isto acontece com estas mudanças no sistema de revisão de patrocinadores, que deixa de depender das equipas locais, sendo agora revisto pela equipa global da Comunidade, com supervisão semanal da liderança do WordPress.org.
Isto não se limita apenas à utilização da marca WordPress, mas também à adesão à licença GPL. A Automattic tem estado envolvida em vários casos legais, como o caso Festinger Vault, que levou ao bloqueio do uso das marcas WooCommerce e WordPress, e que também está a ser alargado a outros patrocinadores.
Noutros tópicos…
A equipa de Formação delineou os seus objetivos para 2025, colocando a prioridade na expansão e melhoria da oferta educativa da comunidade. Os principais objetivos incluem melhorar o conteúdo e criar novos recursos que respondam às necessidades tanto de iniciantes como de utilizadores avançados.
Além disso, há um plano para maior integração e colaboração com outras áreas da comunidade e com parceiros externos, de forma a alinhar a educação com os avanços tecnológicos e as exigências do mercado.
A equipa do Openverse removeu um endpoint da API de marca d’água, que precisava de ser bloqueado para garantir a segurança e estabilidade da plataforma. Este endpoint tinha algumas vulnerabilidades não resolvidas, devolvia erros 500 e era praticamente inútil.
Este podcast é distribuído sob uma licença Creative Commons como uma versão derivada do podcast em espanhol. Podes encontrar todos os links para mais informações e o podcast noutros idiomas em WPpodcast .org.
Obrigado por ouvires e até ao próximo episódio!
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