Agora que o WordPress 6.7 está disponível, começou a ser definido o roteiro para todas as grandes versões do WordPress ao longo de 2025.
Remember that you can listen to this program from Pocket Casts, Spotify, and Apple Podcasts or subscribe to the feed directly.
Transcrição do programa
Olá, eu sou o José Freitas, e estás a ouvir o WPpodcast, com as notícias semanais da Comunidade WordPress.
Neste episódio, encontras as informações de 18 a 24 de novembro de 2024.
Sempre que uma versão principal do WordPress é lançada, como a 6.7, há alguns dias dedicados a rever aquilo que está feito e preparar os próximos passos…
O primeiro destes passos foi o lançamento do WordPress 6.7.1, que corrige alguns problemas que surgiram com a versão mais recente, resolvendo um total de 16 bugs no núcleo (o core) e no editor de blocos.
As correções incluem ajustes visuais e relacionados com o suporte ao formato de imagem HEIC, bem como um bug que causava problemas com o carregamento de ficheiros de tradução.
Outro problema resolvido foi o carregamento do logótipo personalizado na página de iniciar sessão, em sites com uma página personalizada, e o processamento incorreto de imagens na edição de multimédia.
O plano para 2025 já foi traçado, envolvendo o lançamento de três novas grandes versões.
A primeira será o WordPress 6.8, com lançamento agendado para 15 de abril. A fase beta começará no início de março. O convite para voluntários para ajudar a desenvolver esta versão já está aberto e deverá incluir as melhorias aplicadas até ao Gutenberg 20.4.
A segunda versão, o WordPress 6.9, está prevista para 5 de agosto, com a fase beta a começar a 24 de junho, após o WordCamp Europe.
A terceira, o WordPress 7.0, tem lançamento agendado para 11 de novembro, com a fase beta a começar a 30 de setembro.
O que poderão trazer estas novas versões?
O foco mais provável serão as duas linhas da Fase 3 do projeto Gutenberg.
A primeira é uma reformulação completa do painel de administração, continuando com o aspeto da Edição do Site e todas as DataView e DataForm, embora pareça que já estão a ser feitos progressos na colaboração em tempo real.
Os primeiros passos neste sentido já foram dados com a contratação de Kevin Jahns para o projeto, o autor do Yjs, que já demonstrou alguma sincronização entre múltiplos utilizadores. Como primeiro passo para essa sincronização, também vimos a experiência no Gutenberg para comentários em linha em cada bloco, onde se podem gerar conversas para cada elemento no editor.
Continuando com os lançamentos após a grande atualização, temos o Gutenberg 19.7, que começa a incluir alguns projetos já aguardados.
Uma das primeiras grandes mudanças é que o Guia de Estilos agora tem o seu próprio painel, permitindo uma visualização mais clara de cada elemento e bloco. Também foi melhorada a forma de alternar entre uma vista que mostra apenas o conteúdo e outra que exibe como ficará a página completa, além de uma maneira mais simples de converter qualquer imagem de conteúdo numa imagem destacada.
A equipa do Playground anunciou que a funcionalidade para testar patches e novas funcionalidades do WordPress já está disponível no menu de opções da plataforma. Isto ajudará a indicar o número de elementos a testar, o que será aplicado nessa instalação e como verificar a sua funcionalidade.
A equipa da Comunidade anunciou o fim da edição deste trimestre do Programa de Mentoria, celebrando a graduação de 63 participantes de um total de mais de 100 inscritos.
Durante seis semanas, desde 16 de outubro até 26 de novembro de 2024, os participantes melhoraram as suas competências de contribuição para o projeto WordPress, apoiados por 25 mentores experientes. As conquistas-chave incluem o fortalecimento da comunidade e a promoção de contribuições significativas.
O programa continuará no futuro, com foco em formar novos colaboradores, oferecer mentoria personalizada e permitir que mais pessoas tenham um impacto positivo no ecossistema WordPress.
Por fim, este podcast é distribuído sob uma licença Creative Commons como uma versão derivada do podcast em espanhol; podes encontrar todos os links para mais informações e o podcast noutros idiomas em WPpodcast.org.
Obrigado por ouvires, e até ao próximo episódio!
Deixe um comentário