Chegou o dia do desafio de Jessica Lyschik e Matt Mullenweg, na competição por quem fazia e melhor recriação de um site utilizando o editor de blocos do WordPress. Um dos competidores venceu a batalha.
Remember that you can listen to this program from Pocket Casts, Spotify, and Apple Podcasts or subscribe to the feed directly.
Transcrição do programa
Olá, sou José Freitas, e estás a ouvir o WPpodcast, com as notícias semanais da Comunidade WordPress.
Neste episódio, encontra as informações de 8 a 16 de dezembro de 2024.
A equipa do Playground reuniu agências e equipas de produtos para partilhar as suas experiências sobre como usar a ferramenta nos seus fluxos de trabalho.
Destacaram a facilidade de configurar sites com blueprints, que permitem demonstrações interativas e testes rápidos sem a necessidade de conhecimentos técnicos avançados.
Foram discutidas algumas ideias futuras, como a replica de ambientes de clientes e a melhoria da colaboração através do acesso a repositórios privados.
A equipa do Meta anunciou que o site Make WordPress foi renovado com um design atualizado baseado em blocos, melhorando tanto a estética quanto a usabilidade.
As alterações incluem:
- uma nova página inicial,
- um guia de recursos para programadores,
- documentação alinhado com os padrões de design
- e um calendário de reuniões redesenhado.
Embora o objetivo principal tenha sido melhorar o aspeto e a estrutura, a funcionalidade do site permanece, em grande parte, inalterada.
A equipa do Openverse lançou um modo escuro no site, ideal para utilizadores que navegam em condições de pouca luz. Este modo permite alternar entre temas claro e escuro ou seguir as configurações do dispositivo automaticamente.
A nova paleta de cores ajusta os tons de cinza para melhorar a legibilidade e cumprir os requisitos de contraste necessários, mantendo a identidade visual do Openverse.
A equipa de Comunidade introduziu o Programa Global de Patrocínios para 2025, que oferece às empresas a oportunidade de apoiar centralmente eventos da comunidade WordPress em todo o mundo.
Em vez de patrocinar eventos individuais, este programa permite que os patrocinadores obtenham mais visibilidade e simplifiquem a gestão das suas contribuições através de um único canal.
Os patrocinadores terão acesso a benefícios como:
- reserva prioritária de mesas em eventos presenciais,
- uma página de destino com descontos em produtos
- e reconhecimento nos sites e comunicações dos eventos.
Os fundos arrecadados serão utilizados para apoiar eventos locais, cobrir custos operacionais e garantir a estabilidade da comunidade.
A equipa atualizou os seus processos para apoiar melhor os membros, especialmente aqueles que precisam de fazer uma pausa temporária na participação.
Foi implementado um processo estruturado de saída para quem precisa reduzir o envolvimento devido a mudanças pessoais.
Além disso, foi introduzido um estatuto “inativo” para aqueles que estiverem ausentes por mais de 3-4 semanas, permitindo que permaneçam nesse estatuto até 12 meses, antes de serem removidos.
Este modelo visa manter a equipa ativa e flexível, respeitando as necessidades dos membros e facilitando a integração de novos contribuidores.
A equipa de Fotos anunciou que o diretório foi renovado, adotando um design mais moderno e agora é alimentado por blocos. Esta atualização faz parte de um esforço para unificar a aparência visual e a funcionalidade de todos os diretórios no WordPress.org, utilizando uma estrutura comum que facilita futuras melhorias.
As mudanças incluem uma nova grelha de fotos, pesquisa e filtros aprimorados e um design mais simples para páginas de fotografias individuais.
O diretório está também próximo de atingir 20.000 fotos e a comunidade é convidada a contribuir e sugerir melhorias.
No último WordCamp Europe, Jessica Lyschik desafiou Matt Mullenweg para um dos agora famosos desafios de criação de sites WordPress. Jessica venceu o desafio ao derrotar Matt.
Durante o evento, ambos tiveram de replicar um site ligado a Bob Dylan em 30 minutos, utilizando as ferramentas à sua escolha.
Jessica utilizou o tema GREYD e plugins da empresa onde trabalha, enquanto Matt escolheu o tema Twenty Twenty-Five e ferramentas de inteligência artificial.
A vitória de Jessica foi atribuída graças a um acabamento mais polido.
A programadora decidiu doar o seu prémio de 5000 dólares à organização Girls Who Code. Este evento gerou um debate interessante sobre o uso de inteligência artificial e a experiência de Mullenweg com o editor de blocos do WordPress.
Por fim, num outro plano, o tribunal concedeu à WP Engine uma medida cautelar preliminar contra a Automattic e o seu CEO Matt Mullenweg devido a ações que bloquearam o acesso da WP Engine ao WordPress.org, afetando a distribuição dos seus plugins. A WP Engine solicitou esta medida, alegando danos irreparáveis, como perda de clientes, devido à interferência da Automattic no acesso e distribuição dos seus produtos. O tribunal considerou que a WP Engine provavelmente vencerá a sua alegação de interferência com relações contratuais e que sofreria danos consideráveis sem esta medida cautelar.
A ordem proíbe o bloqueio do acesso da WP Engine a plugins e dados no WordPress.org e exige a remoção de um campo obrigatório na página de início de sessão.
A medida cautelar permanecerá em vigor até à resolução do julgamento completo.
A WP Engine celebrou a decisão, enquanto a Automattic expressou a sua intenção de se defender em tribunal, argumentando que as suas ações são necessárias para proteger o ecossistema open source do WordPress.
Por fim, este podcast é distribuído sob uma licença Creative Commons como uma versão derivada do podcast em espanhol; podes encontrar todos os links para mais informações e o podcast noutras línguas em WPpodcast .org.
Obrigado por ouvires, e até ao próximo episódio!
Deixe um comentário