23. WordPress.org encerra para férias

·

Pela primeira vez em 21 anos, o WordPress.org fechou parcialmente secções do seu website, supostamente para dar uma pausa aos seus colaboradores.

Remember that you can listen to this program from Pocket Casts, Spotify, and Apple Podcasts or subscribe to the feed directly.

Transcrição do programa

Olá, eu sou José Freitas e estás a ouvir o WPpodcast, com as notícias semanais da Comunidade WordPress.

Neste episódio, encontras a informação de 16 a 22 de dezembro de 2024.

Pela primeira vez em 21 anos, o WordPress.org fechou partes do seu site. Esta decisão foi tomada porque Matt Mullenweg, co-criador do WordPress, quer fazer uma pausa e também oferecer uma aos voluntários que contribuem.

Os serviços que estarão encerrados incluem a criação de novas contas de utilizador, exceto para a compra de bilhetes de eventos, o que afeta a impossibilidade de um novo utilizador submeter uma solicitação de suporte para um plugin, por exemplo.

A submissão de novos plugins ao repositório, bem como a sua revisão e aprovação, também está suspensa, juntamente com temas e fotografias, o que afeta diretamente os colaboradores dessas equipas, a maioria patrocinados.

Isto também afeta todos os pagamentos de WordCamps, que serão interrompidos entre 21 de dezembro e 5 de janeiro.

Embora esta ideia possa parecer razoável, existe um problema subjacente que é menos razoável.

A artigo sobre a Pausa para as Férias começa com esta explicação mas rapidamente muda para o pano de fundo da questão: a batalha legal entre a Automattic e a WP Engine.

De acordo com Matt, ele é forçado a oferecer trabalho e serviços gratuitos à empresa devido aos advogados caros contratados pelo concorrente, embora deva ser notado que o sistema judicial definiu as práticas inadequadas que Matt está a aplicar ao WordPress.org.

O mais importante é que não há uma data definida para reverter esta decisão, o que significa que todos os programadores que querem contribuir para o WordPress neste momento estão impossibilitados de o fazer.

Mais uma vez, os utilizadores do WordPress sofrem as consequências destas decisões, especialmente numa altura em que certos sites com tráfego elevado precisam de suporte extra, que atualmente não está disponível.

Deve-se notar que esta decisão coincide com outra controvérsia da semana: a questão da pizza com ananás.

Embora isto possa parecer irrelevante para o WordPress, após a remoção forçada da caixa de verificação de afiliação da WP Engine, uma nova foi introduzida que, nos primeiros dias, obrigava os utilizadores a marcar a caixa indicando “és uma pessoa que gosta de pizza com ananás.”

Após o absurdo da situação, a caixa de verificação obrigatória foi finalmente removida, embora continue visível.

Ainda assim, talvez o detalhe mais festivo da situação seja que está a nevar no site WordPress.org. É subtil, mas notório.

Com o lançamento do Gutenberg 19.9, foram introduzidas melhorias no Editor.

A primeira é a inclusão do Livro de Estilos em temas clássicos, permitindo ver todos os blocos com o design final num único ecrã, algo que os programadores terão de ativar para funcionar.

A outra grande novidade nesta versão é o novo bloco Contador, que basicamente mostra o número de resultados numa lista, como artigos de uma categoria ou entradas na página inicial.

Foi introduzido uma nova experiência chamada BlockDocs… O editor de blocos do WordPress permite agora criar eBooks e outros documentos completamente offline. Usando o formato EPUB, compatível com várias aplicações de leitura como Kindle ou Apple Books, os utilizadores podem facilmente escrever, organizar e exportar os seus livros. O editor também permite adicionar capas e estruturar o conteúdo em capítulos usando cabeçalhos, facilitando a navegação no ficheiro.

Estão planeadas melhorias futuras, como a integração de revisões e a capacidade de abrir ficheiros externos EPUB ou DOC.

O editor está disponível como uma Aplicação Web Progressiva (PWA) e é de código aberto, permitindo a colaboração e o feedback dos utilizadores para continuar o seu desenvolvimento.

A equipa de Core decidiu renomear o papel que gere a coordenação de um novo lançamento, por razões de tradução.

Anteriormente, o papel era Coordenador de Lançamento, que em algumas línguas exigia uma tradução de género duplo, por isso agora será chamado Coordenação de Lançamento, que é neutro em termos de género.

No Blog de Programadores, foi publicado um artigo detalhando a melhor maneira de criar e estilizar um bloco em modo escuro, especialmente dependendo das definições do sistema operativo do utilizador ou da sua escolha pessoal.

O resultado é adicionar o máximo de código possível no ficheiro theme.json, embora ainda seja necessário adicionar algum código CSS manual.

A equipa de Playground anunciou algumas mudanças nos sistemas que permitem novas funcionalidades.

A primeira delas é permitir CORS para todas as solicitações.

CORS são Cross-Origin Resource Sharing (partilha de recursos entre origens). É um mecanismo de segurança usado pelos navegadores para controlar como certos recursos (como dados, scripts ou API) podem ser partilhados entre diferentes domínios (origens).

É importante notar que, desde há algum tempo, é possível incorporar um WordPress Playground em qualquer site, por isso é necessário gerir adequadamente esta funcionalidade de segurança.

Por outro lado, a funcionalidade experimental Data Liberation está agora disponível, juntamente com tarefas agendadas e funcionalidades WP-cron.

Aproveitando a abertura de vendas de bilhetes para o WordCamp Europe 2025, foi anunciado quem será a pessoa que recebe o apoio da bolsa Kim Parsell para este WordCamp: trata-se de Lena Stergatou, a editora de traduções globais da comunidade grega, entre muitas outras contribuições.

Além disso, a Bolsa de Diversidade para o WordCamp Europe está aberta, destinada a indivíduos que contribuem ativamente para a comunidade, nunca participaram no WordCamp Asia, Europe ou Estados Unidos e pertencem a um grupo sub-representado.

Finalmente, este podcast é distribuído sob uma licença Creative Commons como uma versão derivada do podcast em espanhol; podes encontrar todos os links para mais informações e o podcast em outros idiomas em WPpodcast.org.

Obrigado por ouvires, e até ao próximo episódio!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *