8. Gestor do WordPress Playground permite gerir múltiplas instâncias em simultâneo

·

A ferramenta para a criação de sites WordPress de forma dinâmica, o WordPress Playground, lançou um gestor que permite gerir múltiplas instâncias em simultâneo.

Remember that you can listen to this program from Pocket Casts, Spotify, and Apple Podcasts or subscribe to the feed directly.

Program transcript

Olá, eu sou José Freitas e estás a ouvir o WPpodcast, com as novidades semanais da Comunidade WordPress.

Neste episódio encontras a informação de 23 a 29 de setembro de 2024.

Os últimos ajustes no Gutenberg estão a ser preparados com o foco na próxima grande versão do WordPress.

O modo Zoom Out já não é experimental e está disponível para todos os utilizadores, permitindo a criação de padrões a um nível mais granular.

Alguns elementos da interface também foram corrigidos, como o botão de publicação ou a garantia de que os nomes de blocos personalizados são aplicados em todos os locais onde deveriam estar.

Além disso, será possível desativar o modal de seleção de padrão ao criar uma nova página, e os números de telefone serão automaticamente ligados ao prefixo “tel”.

Uma funcionalidade interessante é que no bloco Imagem podem ser arrastadas e largadas várias imagens, convertendo-as automaticamente num bloco Galeria.

E, embora já fosse conhecido, as datas de lançamento do WordPress 6.7 foram anunciadas oficialmente, juntamente com os horários em que os pacotes correspondentes serão preparados para cada lançamento.

A primeira versão Beta será lançada a 1 de outubro e a primeira ‘release candidate’ no dia 22 de outubro. O momento em que o código será ‘congelado’ será a 11 de novembro e, no dia seguinte, 12 de novembro, pelas 18h00 UTC, o pacote final estará pronto para ser descarregado.

A equipa Core forneceu um resumo das reuniões que os “Core Committers”tiveram na mesa principal durante o WordCamp US, onde enfatizaram a importância de permitir que os novos colaboradores se conectem com os mais experientes. Discutiram também as melhores práticas de compromisso e incentivaram cada colaborador a partilhar as suas configurações pessoais em blogs para melhorar a documentação sobre o processo de contribuição.

Além disso, abordaram como solicitar feedback de forma adequada dentro da comunidade, sugerindo que os blogs pessoais sejam utilizados para validar ideias, enquanto o blog oficial do WordPress é reservado para comunicações mais formais.

Numa outra nota, a melhoria no bloco Query Loop no editor do WordPress tem como objetivo torná-lo mais intuitivo com definições padrão mais inteligentes. Agora herda automaticamente as consultas de contexto da página, simplificando a sua utilização ao exibir publicações sem configurações adicionais.

As opções de filtragem e personalização também foram agrupadas para facilitar a utilização de consultas personalizadas, incluindo publicações por autor ou formato. Estas melhorias estarão disponíveis no WordPress 6.7.

A equipa de Performance apresentou uma proposta sugerindo a criação de um canal privado no Slack (#performance-hosting) para ligar a equipa de performance do WordPress com representantes das empresas de alojamento.

Este espaço permitiria a partilha de dados e testes de melhorias de desempenho em tempo real, com um ciclo de feedback rápido.

A ideia vem da colaboração bem-sucedida no canal #security-hosting. Embora alguns sugiram tornar a colaboração pública, outros veem a necessidade de um canal privado para discutir temas sensíveis relacionados com o desempenho.

No Blog de programadores, foi publicado um artigo sobre como tirar partido das novas visualizações de dados para criar um sistema que permita o carregamento de imagens para a Biblioteca de Multimédia, trabalhando com React e os componentes correspondentes.

O exemplo detalhado explica como apresentar uma lista de imagens de outro fornecedor e adicionar um botão para integrar essas imagens na Biblioteca de Multimédia do site.

A equipa do Playground adicionou uma funcionalidade que permite gerir várias instâncias em simultâneo com diferentes configurações.

Até agora, ao entrar no site usando o WordPress Playground, era gerada uma nova instalação, ou poderia ser recuperada uma anterior caso tivesse exportado os dados. Com esta nova configuração, através do Playground Manager, podem ser criadas instâncias estáveis ​​e temporárias.

A equipa de Temas reportou que 49 colaboradores já estão a trabalhar no novo tema Twenty Twenty-Five, que será lançado em conjunto com o WordPress 6.7. Não procuram apenas contributos para o desenvolvimento do tema mas também para criar blocos, padrões ou elementos de design.

A equipa de Design apresentou as suas propostas quinzenais, incluindo o redesign do podcast The WordPress Briefing ou mover o link “Login” para o menu secundário no WordPress.org. Estão também a melhorar a forma como os utilizadores são informados de que podem arrastar um elemento para uma área específica, como quando fazem o carregamento de uma imagem ou fonte, tornando muito mais claro onde pode ser largado. As sombras e os controlos são dois elementos que também vão mudar no WordPress 6.7.

A equipa de Acessibilidade continua a trabalhar nos detalhes finais do WordPress 6.7, avançando na melhoria da interface do Block Bindings, do Design System e de alguns elementos gerais da interface como o botão Guardar e Publicar, o modal de seleção de padrões e diversos elementos relacionados com a visualização de zoom.

Após a conclusão do WordCamp US 2024, surgiram alguns detalhes importantes, como a participação de 400 pessoas a contribuir para 25 equipas e projetos, todos fortemente focados no lançamento do WordPress 6.7.

Houve ainda um showcase com uma série de apresentações de projetos e empresas que utilizam o WordPress, incluindo a Disney Experiences, The New York Post, CNN e Amnistia Internacional.

O WordCamp US 2025 será novamente realizado em Portland, Oregon, de 26 a 29 de agosto de 2025.

E, por fim, este podcast é distribuído sob uma licença Creative Commons como uma versão derivada do podcast em espanhol. Podes encontrar todas as ligações para mais informações e o podcast noutras línguas em WPpodcast .pt.

Obrigado por ouvires e até ao próximo episódio!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *