4. Adicionar modelos a partir de plugins

·

Com o lançamento do Gutenberg 19.1, uma das API mais aguardadas está aqui: a capacidade de registar um modelo a partir de um plugin.

Remember that you can listen to this program from Pocket Casts, Spotify, and Apple Podcasts or subscribe to the feed directly.

Program transcript

Olá, eu sou o José Freitas e estás a ouvir o WordPress Podcast, com as novidades semanais da Comunidade WordPress.

Neste episódio encontras as informações de 26 de agosto a 1 de setembro de 2024.

Com o lançamento do plugin experimental Gutenberg 19.1 , foi incluída uma das funcionalidades mais aguardadas: a API que permite adicionar modelos (templates) a partir de um plugin.

O sistema é bastante simples de utilizar. Com uma única função podes adicionar o título e a descrição do modelo e depois registar o conteúdo, que é essencialmente o código de um modelo que pode ser gerado diretamente no editor.

Embora esta possa não ser a… digamos, a forma mais limpa… de manter o código HTML dentro do código PHP, foi criado um sistema que permite que os modelos sejam carregados como ficheiros HTML ou PHP, permitindo que o plugin leia esses conteúdos diretamente.

Uma forma de testar este sistema é ligar um tipo de publicação personalizada (Custom Post Type) a um modelo, para que possas vincular e mostrar facilmente dados de conteúdo com um formato específico.

Uma publicação detalhada explica como registar modelos de um plugin no WordPress 6.7, por isso, se quiseres começar a testar a próxima versão principal do WordPress, este é o momento.

No Blog de Programadores, existe também um artigo a explicar como fazer um plugin interagir com elementos das Visualizações de Dados, que são atualmente utilizados em páginas, modelos ou padrões.

A equipa de Design apresentou algumas propostas de recursos que estão a aguardar desenvolvimento ou lançamento, como um novo ecrã geral para visualizar toda a tipografia do tema ou controlos gerais de ajuste de texto.

Está também a ser iniciado o trabalho em pseudoestados como active, hover ou focus, que podem ser visualizados no Livro de Estilo.

Agora que a equipa de Formação lançou a nova versão do Learn WordPress, o próximo passo é atrair mais estudantes ou curiosos que queiram aprender.

Para tal, propõem-se diversas atividades de promoção deste recurso, como iniciativas de marketing, maior presença nos WordCamp e criação de workshops e eventos baseados nos conteúdos do site Learn WordPress.

Além disso, são sugeridas estratégias como a distribuição de materiais promocionais e a colaboração com escolas, empresas e comunidades para integrar o conteúdo nos seus programas de formação.

Para o dia 4 de setembro, está agendado o lançamento do BuddyPress 14.1, com duas correções e uma melhoria .

No entanto, o passo mais importante será dado com a versão 15.0, que pode incluir características como a versão 2 da API REST, importação e exportação de dados do utilizador, uma nova página de notícias, uma reorganização de notificações e adaptação da versão para PHP 7.0 e WordPress 6.4 como mínimo.

Temos agora a data definida para o State of the Word 2024, que estava já previsto para Tóquio no final do ano.

A data final é 16 de Dezembro às 9h00 UTC (10h00 de Portugal continental), e será transmitido em directo no YouTube a partir do Tokyo Node Hall, que tem capacidade para pouco mais de 300 pessoas.

E, por fim, este podcast é distribuído sob uma licença Creative Commons como uma versão derivada do WordPress Podcast em espanhol. Pode encontrar todos as ligações para mais informações e o podcast noutras línguas em WordPress Podcast .pt.

Obrigado por ouvir e até ao próximo episódio!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *